fbpx
Começar curso
Curso Online

Psicoterapia Breve Focal

Saiba como conduzir um atendimento em psicoterapia breve focal nos mais variados contextos de atuação, proporcionando uma escuta e um acolhimento ao paciente no momento de crise.
10:00 47 alunos assistindo
Curso por Graziele Lopes Teles
Psicoterapia Breve Focal
Por que realizar este curso?
A Psicoterapia Breve Focal é considerada uma forma de intervenção terapêutica frequentemente utilizada em instituições de saúde e no contexto clínico. Este tipo de psicoterapia tem sido bem aceita, pois permite melhorar a qualidade dos serviços oferecidos em saúde mental e proporcionando uma diminuição no tempo de espera de pacientes que buscam atendimento psicológico.
Muitas pessoas procuram a psicoterapia em momentos de crise. Intervir em uma crise significa auxiliar a pessoa a mobilizar seus próprios recursos para superar o problema. A Psicoterapia Breve Focal é aplicada no contexto em que o paciente não possui recursos para se envolver em um processo psicoterápico prolongado, já que encontra-se em significativo sofrimento. Dessa forma, a intervenção em crise busca auxiliar o paciente a mobilizar seus próprios recursos para superar o problema, auxiliando no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento mais adaptativas.
A psicoterapia breve focal atua no nível de prevenção em saúde, realizando intervenções no momento de crise emocional dos pacientes, para que estes não desenvolvam psicopatologias mais graves. As intervenções podem ser realizadas em diversos contextos, como em clínica, no contexto hospitalar, em situações emergenciais de crise, em plantão psicológico, em situações de suicídio, e em situações de calamidade pública, tragédias e desastres. A proposta da psicoterapia breve focal é fornecer uma escuta e um acolhimento a um número maior de pessoas em situações de crise que exigem intervenções terapêuticas de curta duração. O processo de intervenção psicológica que não tem como função promover uma mudança qualitativa na personalidade do indivíduo atendido, mas sim de promover um suporte psicológico imediato, uma orientação focada em uma demanda específica, com tempo e objetivos determinados.
Esse curso é direcionado para Psicólogos e estudantes de Psicologia que estão buscando novas formas de atuação em diferentes contextos de saúde. Ao longo do curso, a psicóloga Graziele Lopes Teles abordará temas sobre a Psicoterapia Breve Focal, incluindo o contexto histórico de como surgiu a técnica focal, os principais conceitos, a aplicação de intervenções em situações emergenciais e de crise. O conteúdo dessas aulas busca trazer informações com embasamento teórico e científico, exemplos de estudos de casos e artigos que contribuirão para a melhor compreensão a respeito da Psicoterapia Breve Focal.
O que você vai aprender?
Realizar atendimentos com a Psicoterapia Breve Focal
Aprender sobre os conceitos da Psicoterapia Breve Focal
Identificar a demanda do paciente
Realizar atendimentos mais focalizados
Realizar o acolhimento e suporte psicológico
Realizar atendimentos grupais em psicoterapia breve focal
Realizar avaliação psicológica em psicoterapia breve focal
Realizar intervenções em situações de crise
Realizar o planejamento do atendimento
Propor uma aliança terapêutica com o paciente
Compreender quais são os casos indicados e contra indicados para psicoterapia breve focal
Realizar psicoterapia breve no contexto da psicologia hospitalar
Realizar atendimentos em situações de calamidade pública
Compreender a história de vida e familiar do paciente
Limitar o número de sessões no atendimento
Estabelecer as metas terapêuticas e os objetivos que serão alcançados
Instrutor(a) do curso
Graziele Lopes Teles
Graziele Lopes Teles
Psicóloga clínica e hospitalar (CRP 09/011204). Bacharel e graduação em Psicologia (PUC-Goiás). Mestre em Psicologia Clínica e Cultura (UnB). Experiência na área de docência, pesquisa e prática voltada para Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde, Psicologia Pediátrica, Psicologia Comportamental com ênfase em psico-oncologia, vacinação, procedimentos dolorosos e invasivos. Atuação na área de: manejo de dor de pacientes, promoção de saúde, prevenção de doenças, hospitalização, luto, óbito infantil, suporte psíquico ao sujeito em adoecimento, sua família e a equipe multiprofissional.
Reconhecimento do aprendizado
Certificado
Este curso emite certificado
Obtenha reconhecimento oficial pelo seu conhecimento e compartilhe seu sucesso em seu currículo.