28/03 à 5/12
1999
Os Transtornos do Neurodesenvolvimento, como os Transtornos de Aprendizagem, TDAH, Transtorno do Espectro do Autismo, entre outros, são um grupo de condições que tem início precoce no período de desenvolvimento e são caracterizadas por uma variedade de déficits que vão desde limitações muito específicas de aprendizagem, ou o controle de funções executivas, prejuízos globais das habilidades sociais ou da inteligência. Em muitos casos os critérios para um diagnóstico diferencial dependerão dos instrumentos utilizados, tão importante quanto o raciocínio clínico. Ao realizar a avaliação neuropsicológica o profissional encontra no Brasil uma grande variedade de instrumentos, mas o diagnóstico diferencial depende de qual utilizar ou qual não utilizar, pois: a) a bateria extensa e pouco útil é um erro comum no processo de avaliação; b) de extrema relevância é a fase do desenvolvimento (primeira infância, idade escolar, adolescência) da criança: c) evitar problemas comuns na interpretação dos resultados, como efeitos de fadiga, de desatenção, e outros.
Assim, nesse curso serão discutidos os instrumentos frequentemente utilizados na clínica infantil e do adolescente para realizar o diagnóstico diferencial nos principais transtornos do neurodesenvolvimento.
psicólogos, psiquiatras, médicos, pedagogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas) e estudantes em estágio final 9°/10° semestre.
60h
De 28/03 à 5/12, das 9h às 16h
A entrevista inicial geralmente é feita em um formato padrão, porém é nesse momento que, frente as queixas que vão sendo apresentadas, as hipóteses diagnósticas devem conduzir essa entrevista. Será discutido, primeiro, quais as bases da neuropsicologia do desenvolvimento na infância. Em seguida será discutido como conduzir uma detalhada coleta de informações para as principais hipóteses, como antecedentes gestacionais/parto, desenvolvimento nos primeiros anos de vida, processo de alfabetização, dificuldades cognitivas, distúrbios sensoriais, domínio temporal, conceitual, hábitos, fatores emocionais, de comportamento e as condições da família.
Características clínicas e a neuropsicologia do TDA/H; diagnostico diferencial do TDA/H; como usar corretamente um protocolo de avaliação neuropsicológica para o diagnóstico do TDA/H
Definição, caracterização do Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL); critérios diagnósticos; relação com os Transtornos de Aprendizagem.
Definições e classificações dos Transtornos de Aprendizagem, Dificuldades de Aprendizagem versus Transtornos de Aprendizagem; características clínicas e definições dos principais transtornos de aprendizagem (transtorno de leitura, de escrita, da matemática, transtorno de aprendizagem não-verbal), quais instrumentos devem ser utilizados para o diagnóstico diferencial dos Transtornos de Aprendizagem.
Identificando sinais dismórficos que podem evidenciar uma síndrome genéticas; as principais características clínicas da deficiência intelectual relacionada ou não a uma síndrome genética. Quais instrumentos devem ser usados para diferenciar esses quadros e a variedade de sintomas relacionados.
Entender o perfil multifacetado das crianças/adolescentes com AH/SD, as diferentes expressões do comportamento e das habilidades; a dupla excepcionalidade; erros comuns no processo de avaliação e o diagnóstico diferencial.
Serão abordadas as manifestações dos núcleos de dificuldades do TEA, a complexidade do perfil para auxiliar o diagnóstico diferencial. Os principais protocolos de avaliação já amplamente preconizadas na literatura cientifica.
Oferecer aos alunos uma compreensão aprofundada sobre as relações entre os pressupostos teóricos e práticos da neuropsicologia nos transtornos mentais, permitindo uma compreensão ampla do funcionamento cognitivo, emocional e comportamental de diferentes condições psicopatológicas, como entender comportamentos e o que avaliar para intervir.
Definição e características das lesões de natureza não progressiva congênitas (infecções congênitas, displasias e malformação cerebral, anoxia perinatal ou infecções intraútero, etc) e adquiridas (traumatismo crânioencefálico [TCE], acidente vascular cerebral [AVC] ou neoplasias); características neuropsicológicas; protocolos de avaliação interdisciplinar nos principais quadros de lesão cerebral na infância e quando esses podem estar relacionados a quadros de epilepsias.
Será discutida a recente Resolução do Conselho Federal de Psicologia e as diretrizes do Manual de Neuropsicologia, ambos do Conselho Federal de Psicologia, sobre a elaboração de relatórios e laudos e sua diferenciação; como elaborar um laudo de avaliação neuropsicológica na infância e adolescência seguindo princípios técnicos e éticos; também serão discutidas as recomendações de encaminhamentos e orientações.

Psicóloga. Neuropsicóloga. Mestra e doutora pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora afiliada na UNIFESP. Fundadora do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil (NANI). Coordena o Projeto pela Primeira Infância (PPI). É pesquisadora associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE). Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq.

Fonoaudióloga Graduada pela Universidade de São Paulo (USP.). Doutora em Comunicação Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da USP. Professora Adjunta do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia - PPgFon UFPB-UFRN-UNCISAL. Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC). Coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento da Linguagem (LADELIN) da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Audição e Linguagem

Psicóloga e mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou por quatro mandatos na diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp),contribuindo para o avanço da neuropsicologia no Brasil. É autora de livros de referência sobre Autismo e Altas Habilidades, reconhecidos por integrar conhecimento científico e prática clínica na compreensão de diferentes perfis do neurodesenvolvimento. Ministra cursos e palestras para profissionais da saúde e da educação, além de orientar famílias, com foco na avaliação neuropsicológica, orientação parental e práticas baseadas em evidências. Defende uma sociedade que acolhe e valoriza a diversidade das características humanas, promovendo o desenvolvimento pleno de crianças em toda a sua singularidade.

Doutoranda e mestre pelo Programa de Pediatria da Universidade de São Paulo (USP).Psicóloga especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).Neuropsicóloga na Clínica Luria. Formadora no Projeto pela Primeira Infância (PPI).Membro do Conselho Consultivo da Instituição Casa Hunter. Docente nos cursos de educação e saúde.

Psicóloga, especialista em Neuropsicologia e Reabilitação Neuropsicológica, doutora e pós-doutora pela Faculdade de Medicina da USP-SP, membro da Task Force em Neuropsicologia da Internacional League Against Epilepsy, sócia do Instituto Brasileiro de Superdotação e Dupla Excepcionalidade.

Cristiana Castanho Rocca
Mestre e Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Psicóloga Supervisora no Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do IPq-HC-FMUSP. Professora nos cursos de Neuropsicologia Clínica, Neuropsicologia Aplicada as Especialidades e Reabilitação Neuropsicológica do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do IPq-HC-FMUSP.
O curso será gravado e ficará disponivel por 60 dias após a conclusão. (Sem prorrogação no prazo)
Para emitir o certificado é necessário realizar todo o curso, incluindo aulas e atividades. Concluído 100% do curso já estará disponível imediatamente. Os nossos certificados são aceitos pela maioria das empresas do Brasil. Você também poderá adicionar esse certificado no seu currículo e LinkedIn com o objetivo de melhorar sua colocaçãoprofissional. Além disso, o certificado também é aceito por todas as universidades brasileiras para fins de horas complementares.

Curso de Extensão – Diagnóstico diferencial dos Transtornos do Neurodesenvolvimento na infância e adolescência: como utilizar os instrumentos corretos
Datas:
28/03 à 5/12
Carga horária:
60H
Summit: NR-01 e o Futuro da Gestão de Riscos Psicossociais nas Organizações
Datas:
07, 08, 09/04
Carga horária:
8H
ABA na Prática Clínica e Educacional: Estratégias para o Desenvolvimento do TEA
Datas:
09, 10 e 11/02
Carga horária:
7h30
Aplicações Clínicas do Teste de Retenção Visual de Benton
Datas:
21, 22 e 23/01
Carga horária:
6h
NR 01 e Fatores Psicossociais: o Papel do RH na Gestão de Riscos Humanos
Datas:
24, 25 e 26/02
Carga horária:
8H
Neuropsicologia da Criatividade e Altas Habilidades: Prática Clínica, Avaliação e Intervenções Neuropsicologia
Datas:
11, 12, 18 e 19/03
Carga horária:
12H
Avaliação Neuropsicológica sobre Demências: do Diagnóstico à Intervenção
Datas:
27, 28 e 29/01
Carga horária:
9H
TDAH e Autismo: Quando o Diagnóstico Chega Tarde
Datas:
12, 13, 14, 15 e 16/01
Carga horária:
15h
Avaliação Neuropsicológica em Realidade Virtual com a Nesplora
Datas:
02, 04 e 06/03
Carga horária:
8H
Na modalidade streaming você paga um valor mensal por recorrência ou parcelamento no plano anual e tem acesso a todos os cursos on-line disponíveis no Streaming, igual a serviços como Netflix ou Spotify. Você poderá assisti-los quando e quantas vezes quiser. Os cursos também possuem atividades e materiais complementares e contam com emissão de certificado ao final.
Os cursos avulsos são vendidos separadamente. Os cursos são 100% on-line e podem ser assistidos quando e onde quiser durante 12 meses após a compra.
Os eventos ao vivo acontecem na modalidade síncrona (ao vivo) nas datas previamente estabelecidas. Ao realizar a sua compra você tem acesso ao programa do curso e respectivos links para acesso no card de curso enviado após a compra.
Com certeza vale a pena! Nossos cursos são desenvolvidos para profissionais, porém estudantes que se dedicam constantemente a cursos e especializações têm muito mais chances de sucesso na carreira. Nossos certificados também contam como horas extracurriculares na faculdade.
Nós acreditamos que as avaliações fazem parte do aprendizado e devem condizer com a prática. Nossas avaliações são feitas todas online pelos alunos, onde eles têm a chance de realizar exercícios práticos sobre cada tema, na maioria das vezes com materiais de apoio que disponibilizamos para download.
Sim, os certificados da Psicologus são reconhecidos pelas maiores universidades e empresas do Brasil.
Em todas as compras o cliente tem direito, com base na Lei de Arrependimento prevista no Código do Consumidor, ao arrependimento de compra no prazo de 7 dias e o reembolso do pagamento.
Para mais dúvidas entre em contato pelo e-mail contato@psicologus.com.br