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Cursos ao vivo

Simpósio Análise do Comportamento e Espectro Autista: ética, prática e desafios da atuação profissional

Datas do Curso:

08, 09 e 10/12

Valor:R$

300

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Informações

Este simpósio tem como objetivo capacitar profissionais, estudantes das áreas da saúde e da educação e/ou demais interessados para uma atuação ética e eficaz na intervenção com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando os princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Serão abordados os conceitos essenciais sobre o TEA, os fundamentos teóricos e práticos da ABA, bem como os aspectos éticos da prática clínica. Além disso, visa fomentar a interdisciplinaridade e os desafios da certificação brasileira para atuação profissional.

Público-alvo

Profissionais e estudantes da área da saúde e educação, ou demais interessados na análise do comportamento aplicada ao contexto do TEA.

Horário

Das 19h às 22h

Conteúdo programático

Dia 08/12:  

Tópico 1. Análise do Comportamento e Conceitos Essenciais Aplicados ao TEA  (Prof. Dr. Fernando Silveira)

O objetivo desta palestra e apresentar os principais conceitos a respeito da análise do comportamento e sua aplicabilidade na prática clínica junto ao individuo diagnosticado com TEA. Assim, visa fomentar uma discussão a respeito dos critérios éticos e técnicos previstos na literatura.  

Tópico 2. Análise do Comportamento Aplicada e Práticas de Alfabetização (Profa. Me. Mariana Rezende)

A discussão sobre o papel da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no processo de alfabetização versa sobre a utilização de práticas baseadas em evidências para um processo efetivo e eficaz especialmente voltado para os Transtornos do Neurodesenvolvimento. A partir da perspectiva da ABA serão abordados pré-requisitos fundamentais para o sucesso da alfabetização, além de elucidar o fato de que tal sucesso depende da junção de um olhar interdisciplinar para o aprendiz.

Dia 09/12:  

Tópico 1. Reflexões Éticas na Prestação de Serviços em ABA e o Conceito de Validade Social (Profa. Dra. Ísis Vasconcelos)

A compaixão na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é um princípio fundamental que orienta a elaboração de planos de intervenção centrados no bem-estar e na dignidade do indivíduo. Ao adotar uma postura compassiva, o profissional de ABA prioriza as necessidades emocionais e sociais do cliente, promovendo intervenções que respeitem sua singularidade e fomentem sua autonomia. Isso se reflete na escolha de estratégias que minimizem o sofrimento e maximizem a qualidade de vida, alinhando-se aos princípios éticos da prática, como beneficência e não maleficência. A compaixão também fortalece a relação terapêutica, facilitando a adesão e a colaboração do cliente e de sua família. Intervenções compassivas evitam práticas coercitivas e valorizam o reforço positivo, garantindo que os objetivos terapêuticos sejam alcançados sem violar direitos ou causar danos emocionais. Assim, a compaixão não apenas humaniza o atendimento em ABA, mas também assegura que as intervenções sejam efetivas e moralmente justificáveis.

Tópico 2. Avaliação Neuropsicológica no TEA e o uso do Binaut (Profa. Esp. Samanta Cremon)

O objetivo desta discussão é apresentar o uso do Binaut no processo de avaliação psicológica da criança com hipótese de TEA. Vale ressaltar que este instrumento tem sido amplamente utilizado na prática clínica, buscando ampliar ainda mais a busca de procedimentos validados para essa população.

Dia 10/12:  Mesa Redonda- Análise do Comportamento e Desafios na Prática Clínica

Tópico 1. Certificação e Compromisso Conceitual: a formação do analista do comportamento entre técnica e ciência (Prof. Dr. Luiz Felipe Melo)

Reflexão sobre os fundamentos e desafios da certificação do Analista do Comportamento, com base nas contribuições clássicas de Jack Michael (1980) e Baer (1981). A partir da discussão desses textos e de experiências na formação e atuação clínica, serão abordadas questões éticas, conceituais e práticas que envolvem a definição e o exercício da profissão do analista do comportamento. A proposta busca ampliar o olhar sobre os processos de certificação profissional, promovendo trocas entre analistas do comportamento e o fortalecimento de práticas baseadas em evidências.

Tópico 2. Psicomotricidade aplicada ao TEA: vivências e desafios na prática clínica (Profa. Me. Fernanda Silveira)

O tema propõe uma reflexão sobre o papel da psicomotricidade no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista, com foco nas experiências práticas e nos desafios enfrentados na clínica. A partir de vivências com casos reais, serão abordadas estratégias que favorecem a regulação sensório-motora, a construção da comunicação corporal e o fortalecimento dos vínculos terapêuticos. A proposta busca ampliar o olhar sobre as possibilidades de intervenção psicomotora no TEA, promovendo trocas entre profissionais e o aprofundamento das práticas interdisciplinares.

Tópico 3. Navegando nas Complexidades da ABA: para além dos protocolos e desafios de uma implementação efetiva (Prof. Me. Bruno Lamarão)

O tema propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelo analista do comportamento no atendimento a indivíduos com Transtorno do Espectro Autista, com ênfase na crescente tendência de buscar nos protocolos soluções para todos os desafios que surgem na prática clínica, muitas vezes negligenciando a análise crítica necessária para adaptar as intervenções à individualidade dos clientes. Discutiremos como a ênfase em regras técnicas tem levado os profissionais a se afastarem de uma compreensão dos conceitos fundamentais da Análise do Comportamento, priorizando a aplicação de métodos ou protocolos prontos, em vez de se focar no entendimento dos princípios que embasam essas estratégias. A partir dessa perspectiva, será ressaltada a importância de manter a reflexão analítica, mesmo nas intervenções mais técnicas, como a implementação de protocolos. O objetivo é fomentar uma troca construtiva entre os profissionais, reforçando a ideia de que a verdadeira prática analítica vai além da técnica, sendo essencial para garantir a qualidade e a efetividade das intervenções.

Mediador: Prof. Dr. Fernando Silveira

Docentes

Professor: Dr. Fernando Silveira

Graduação em Psicologia e especialização em Neuropsicologia pelo CEPSIC – HCFMUSP. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco/SP, com área de concentração em Avaliação Psicológica. Diretor Clínico e psicoterapeuta na Clínica Luria - Espaço Terapêutico, Desenvolvimento e Pesquisa, atuando na avaliação neuropsicológica e estimulação de indivíduos com atraso no desenvolvimento, no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos transtornos de aprendizagem e alterações comportamentais, assim como na avaliação e reabilitação neuropsicológica de adultos e idosos. Coordenador das especializações em Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia Clínica e institucional e em Intervenção ABA aplicada ao TEA e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual no Instituto de Pós-graduação e Graduação – IPOG, onde também desempenha a função de professor e supervisor de estágio profissional. Autor do Turma da Luria: Guia Prático de Intervenção Infantil pela Editora Vetor.

Professora: Me. Mariana Rezende

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Análise do Comportamento Aplicada - ABA - pelo IEPSIS e Especialista em terapia analítico-comportamental para adulto pelo Instituto Par. Atualmente é Especializanda em Psicopedagogia pela Universidade São Judas e Especializanda em RFT e ACT pela ABA learning. Professora de Especialização em ABA ao TEA e a Deficiência Intelectual na IPOG e no Instituto Par; É supervisora de habilidades acadêmicas da BEHAVE e Supervisora e Consultora Particular em ABA; ABA aplicada à alfabetização e Educação Especial e Inclusiva.

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Professora: Dra. Isis Vasconcelos

Doutora em Ciências (Programa de psicologia experimental) pela USP, mestra em Ciências do Comportamento pela UnB, especialista em Terapia Comportamental pela USP e graduada em Psicologia pela UFS. Docente do Colegiado de Psicologia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do IPOG nas especializações de “Intervenção ABA para TEA e DI” e “Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional”. Supervisora ABA da Alethéia atuando com equipes multidisciplinares, instituições, famílias e profissionais.

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Professora: Esp. Samanta Cremon

Formada em Psicologia com especialização das áreas de Psicopedagogia, Psicomotricidade, Neuropsicopedagogia e Neuropsicologia. Trabalho na área de avaliações psicológicas desde 2004. Sou professora universitária no curso de Psicologia, pós de Psicopedagogia e Supervisora de atendimentos e estágio em Clínica Escola nas áreas de Psicodiagnóstico, Ludoterapia e Terapia Infantojuvenil. Possuo dois projetos chamados InfoApren e SSCremon.

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Professor: Dr. Luiz Felipe Melo

Psicólogo clínico, Doutor em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP. É professor e supervisor de estágios no curso de Psicologia do Centro Universitário Vale do Rio Verde (Unincor) desde 2014. Atua como professor na pós-graduação do IPOG em ABA aplicada ao TEA e DI. É sócio e supervisor clínico no Ampliar (atendimento ABA) em três Corações MG e supervisor ABA no Sinergia Integrar (PE) e em clínicas pelo país. Tem mais de 13 anos de experiência em psicologia clínica e supervisão de práticas baseadas em Análise do Comportamento.

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Professora: Me. Fernanda Silveira

Profissional de Educação Física – UNIVÁS. Mestre em Psicologia – USF. Especialista em Analise do Comportamento - PUC/SP. Psicomotricista Clinica Luria

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Professor: Me. Bruno Lamarão

Possui mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP, especialização em Psicologia Comportamental pela Universidade de São Paulo (USP), e graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Atua como psicólogo clínico há dez anos e tem quatro anos de experiência como professor de pós graduação e palestrante. Atualmente direciona seus atendimentos para o desenvolvimento de habilidades sociais, relações interpessoais e orientação familiar. É doutorando no mesmo programa que concluiu o mestrado tendo como áreas de interesse: equivalência de estímulos, comportamento alimentar, análise de contingências e controle de estímulos.

Atenção!

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Ainda estou me formando em psicologia, a assinatura vale a pena no meu caso?

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